Oratório de Bebé
O Oratório Festivo São João Bosco, foi fundado em 1914 pela senhora Genésia Fontes, comumente conhecida como “Mãezinha Bebé”. Conhecedora da obra de Dom Bosco, a quem ela tanto admirava, começou a reunir meninas e adolescentes, sob a sombra de um oitizeiro, no Bairro São José, a fim de possibilitar orientação religiosa, e educacional para a vida. Em Genésia Fontes, Padre Aníbal Lazzari viu o sonho de atender as meninas se realizar. Deu apoio a ela, incentivando-a a fundar um Oratório para meninas, uma vez que os salesianos já atendiam aos meninos.
Ela iniciou a obra numa pequena choupana, e após construiu com auxílio de doações de pessoas da comunidade na obra social, conhecida hoje como “Oratório de Bebé”. A fundadora em sua ousadia jovial, mesmo impedida por sua família iniciou o trabalho social com crianças e adolescentes carentes, apoiada por uma de suas amigas, a Srª. Áurea Vitória de Amorim, na perspectiva educacional e musical.
O Oratório crescia em quantidade de crianças e adolescentes que em 4 anos já eram em número de 300 que recebiam orientação educacional, religiosa e musical, além daquelas que eram internas devido a sua situação de órfãs.
As crianças e adolescentes são provenientes de famílias muito carentes sob todos os aspectos e em situação de vulnerabilidade. Frequentam escolas da rede pública, e são acompanhadas por esta Instituição tanto na frequência quanto no aproveitamento, constituindo um trabalho conjunto entre a escola, a família e o Oratório de Bebé.
O Oratório festivo São João Bosco vem desenvolvendo ao longo dos anos um leque de atividades sociais voltadas para crianças e adolescentes e suas famílias através de receitas oriundas de doações em dinheiro ou bens recebidos de pessoas físicas, jurídicas ou do poder público (quando há chamada de edital para apresentação de projetos), e promoções próprias como bazar, brechó e bingo.
Podemos pontuar que, ao longo dos mais de cem anos, foram desenvolvidos alguns projetos tais como: Canto coral; Aulas de ballet; Projeto sopro vida, para execução de oficinas em artesanato; Projeto brincando e Aprendendo, para a execução de atividades lúdicas com crianças e adolescentes; retalhos de amor (às sextas-feiras para as mães das crianças com objetivo de geração de renda para elas), todos com objetivo de resgatar valores éticos e o fortalecimento de vínculos familiares.
É significativa a interação com a Comunidade. Sempre há grupos de jovens, de colégios, de universidades, de Paróquias, Pessoas físicas que vêm trazer lanche, doações e desenvolver alguma atividade educativa, recreativa, pedagógica.